sábado, 4 de abril de 2015

Especial Dolls: Boneca Barbie


Oi Ninas!

Especialmente para os colecionadores, sempre há uma história de infância relacionada a esta boneca tão amada; a minha envolve o clichê básico de não poder comprar a doll quando criança, namora-la por horas nas revistas e vitrines e me contentar com as genéricas, carinhosamente conhecidas como canela seca. Na maioria das vezes, eu recortava as fotos das dolls nas revistas e brincava com as imagens mesmo, kkkkk. Todo mundo tem uma história para contar a respeito de sua paixão por colecionar, e por isso a boneca mais amada do mundo ganha espaço com toda sua loirisse e história aqui no "especial dolls".
A boneca que homenageia a barbie hoje, é a Teresa fashionista. O "maiô" que ela está usando foi inspirado no modelo clássico vendido na primeira boneca Barbie.



 








UM POUCO DE HISTÓRIA:

>> A Barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Elliot em 1959, que tinham uma filha de nome Barbara.Quando cresceu, já pré-adolescente, viram que Barbara ainda brincava com as suas bonecas. Então, a sua mãe, Ruth Handler, teve a ideia de criar uma boneca adolescente que foi  lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a 9 de Março de 1959.
Barbie é o apelido de Barbara Millicent Roberts. Os irmãos de Barbara também são famosos: Ken, que virou o namorado (sim, na vida real Ken e Barbie são irmãos) e Skipper é irmã de Barbie também no mundo dos brinquedos. O verdadeiro Ken era homossexual, apesar de ter constituído família com uma mulher. Ele morreu de aids em 1994. O design da Barbie foi inspirado em uma personagem de quadrinhos pornô alemã, chamada Bild Lilli. fonte: http://super.abril.com.br/cultura/sensual-historia-barbie-656085.shtml




A Barbie é DIVA! Mais de 70 estilistas de alta-costura já criaram roupas para ela, incluindo Gucci, Versace e Armani. Para a confecção das roupas já foram usados mais de 95 milhões de metros de tecido. E os altos números estão também nos acessórios: a Barbie já teve mais de 1 bilhão de pares de sapatos e joias de diamantes avaliadas em US$ 600 mil, do joalheiro australiano Stefano Canturi.



 Loura e vestida com um maiô listrado em preto e branco, a boneca nasceu com o corpo de manequim, longas pernas e cintura fina, as medidas perfeitas para os seus 29 cm de altura.
Ela já trazia modelos de roupas e acessórios que podiam ser trocados, ou seja, tudo o que pudesse identificar o universo jovem dos final dos anos 50: vestidos rodados, calças cigarrete, luvas e até um modelito para ir ao trabalho como designer de moda (1960).


Os anos 60 corriam e a Barbie era a típica garota americana, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo [perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva]. Em 1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa.



O desenvolvimento de uma cultura genuinamente jovem, as mudanças na moda, música e estilo de vida chegaram até ela. Surgiu Twiggy, em 1967, vestida de tubinho mini [claro] e botas amarelas, no melhor estilo londrino da época, moderna e divertida. Em 1965, ela ganhou pernas flexíveis e, em 1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longos cílios e olhos azuis. Fechando a década, roupas floridas, estampas psicodélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie (1969).



Durante os anos 70, assim como a juventude da época, Barbie acreditava na paz universal, fazendo música e explorando formas alternativas de viver. As minis, viraram midis e maxis. Os cabelos cresceram e o visual se tornou hippie. Em 72, ela ganhou um trailer, passaporte para uma vida mais próxima à natureza, com suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley.
Também havia o estilo Malibu (71), de pele bronzeada, cabelos louros bem claros e pronta para surfar.


Com o sucesso da onda disco, Ken ganhou uma versão John Travolta [no filme "Embalos de Sábado à Noite"]. O casal encarnou várias celebridades da época, sempre com muito brilho e sucesso, a bordo de seu novo carro - um modelo rosa-choque esportivo. E os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. Barbie apareceu em versão seriado Dallas, com cabelo estilo Farrah Fawcet, tudo com muito glitter e lábios vermelhos. Mangas bufantes e blusas transparentes faziam parte do figurino. Em 1982, a maquiagem virou item obrigatório e já fazia parte dos acessórios da boneca.


A mania fitness da década, o estilo alegre das roupas, a mulher de negócios, o glamour dos modelos de festa, os símbolos pop da época, como Madona e Whitney Houston, tudo isso fazia parte do mundo Barbie dos anos 80 E ELA chegou aos 90 dirigindo uma Ferrari, se divertindo, cantando e dançando. Seus cabelos estavam mais compridos que nunca e suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos.
Entre os diversos estilos adotados por ela, estavam a Barbie rap, roqueira, salva-vidas, médica, dentista, ginasta e uma super-Barbie, com capa cor-de-rosa. Em 1996, ela ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.



A Barbie de hoje reflete o comportamento e os desejos das garotas de todo lugar. Ela pode ser o que quiser, sempre com estilo e claro, na última moda.

Espero que tenham gostado Ninas!
Mi


6 comentários:

  1. Adorei!!!
    Texto e fotos, incríveis, parabéns!
    Gostaria de saber como faço para encontrar a Barbie Whitney Houston, você sabe?
    Obrigada e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cyça!
      Muito obrigada pelos elogios <3
      Eu não sei como encontra-la, mas vou papear com os colecionadores e ver se tenho pistas, rs. Ela deve ser maravilhosa!
      Beijos!

      Excluir
  2. Post maravilhoso e off também só olhava nas vitrines.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que curtiu :)
      pois é, vida ingrata, heuheuheuheu

      Excluir